Wayback Machine: Como visualizar versões antigas de SITES e PÁGINAS que já foram extintos

Como visualizar sites antigos e encontrar páginas fora do ar
Como visualizar sites antigos e encontrar páginas fora do ar

No mundo digital em constante evolução, a informação é criada e desaparece a um ritmo acelerado. Websites são lançados, atualizados e, eventualmente, retirados do ar.

Mas e se houvesse uma maneira de viajar no tempo e acessar páginas da web como eram no passado?

A ferramenta “Wayback Machine” do Internet Archive torna isso possível, permitindo que os usuários explorem um arquivo gigantesco de páginas da web históricas. Neste artigo, vamos explorar o funcionamento e os benefícios dessa ferramenta incrível.

O que é a Wayback Machine?

A Wayback Machine é uma iniciativa do Internet Archive, uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação e arquivamento de conteúdo digital. Lançada em 2001, a Wayback Machine é um arquivo digital que captura periodicamente páginas da web e as armazena em um enorme banco de dados acessível ao público. É como uma máquina do tempo virtual que permite que os usuários vejam como os sites eram em diferentes momentos no passado.

Como funciona

A Wayback Machine utiliza um processo chamado “crawling” para capturar e armazenar as páginas da web. Ela rastreia a internet em busca de novos sites e faz uma cópia de cada página que encontra. Essas cópias são então indexadas e armazenadas em servidores do Internet Archive. Os usuários podem acessar a Wayback Machine e pesquisar por um site específico ou uma página da web para ver as versões arquivadas disponíveis.

Link para acessar a ferramenta

Para acessar essa ferramenta, clique aqui.

[Vídeo] Como visualizar versões antigas de SITES e PÁGINAS e os que já foram extintos

Se gostou do vídeo, acesse nosso Canal e se inscreva para nos ajudar a crescer ainda mais.

Nosso canal no Youtube: Desenrola Tech.

[TUTORIAL – PASSO A PASSO] Como visualizar versões antigas de SITES e PÁGINAS e os que já foram extintos

1° Passo – Acessando a ferramenta

Para acessar a ferramenta Wayback Machine clique aqui.

E se houvesse uma maneira de viajar no tempo e acessar páginas da web como eram no passado? Com essa ferramenta isso é possível!
E se houvesse uma maneira de viajar no tempo e acessar páginas da web como eram no passado? Com essa ferramenta isso é possível!

Ali no campo de busca onde está “https://desenrolatech.com.br” coloque o site que queira ver como ele era no passado, e clique no botão BROWSE HISTORY ou NAVEGAR NO HISTÓRICO.

Lembre-se: digite a URL completa do site que você deseja visualizar no passado. Certifique-se de incluir “http://” ou “https://” antes do endereço.

Atenção: Lembre-se de que nem todos os sites e todas as páginas são capturados pela Wayback Machine, e algumas versões podem estar incompletas ou faltando elementos.

2° Passo – Selecionando uma data (Dia, mês e Ano)

Para exemplo, usamos o site https://google.com. E a data e horário: Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005 09:35:57 GMT.

Após inserir o site que queira ver como era antes, será direcionado para uma página que mostra um calendário e os anos em que o site foi arquivado. Selecione o ano e, em seguida, escolha uma data específica disponível no calendário.

Buscamos no Wayback Machine pelo site do Google para ver como ele era antigamente, versões antigas.
Buscamos no Wayback Machine pelo site do Google para ver como ele era antigamente, versões antigas.

Observação: Esta exibição de calendário mapeia o número de vezes que https://google.com/ foi rastreado pela Wayback Machine, não quantas vezes o site foi realmente atualizado.

Visualize a versão arquivada: Depois de selecionar a data, a ferramenta exibirá uma lista de capturas de tela das versões arquivadas do site. Clique em uma captura de tela para abrir a página da web como era naquela data específica.

Esse é o Google.com na data e hora Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005 09:35:57 GMT
Esse é o Google.com na data e hora Sexta-feira, 04 de fevereiro de 2005 09:35:57 GMT

Navegue nas páginas arquivadas: Uma vez que a versão arquivada do site seja carregada, você pode navegar pelas diferentes páginas clicando em links internos. Lembre-se de que nem todos os elementos interativos, como formulários ou botões de envio, podem funcionar na versão arquivada.

Explore diferentes datas: Se desejar ver como o site mudou ao longo do tempo, você pode voltar à página de resultados da Wayback Machine e escolher outra data para visualização.

Curiosidade

Até a data de criação desse artigo, o Wayback Machine dispões de mais de 808 bilhões de páginas da web salvas ao longo do tempo.

Conclusão

A Wayback Machine do Internet Archive é uma ferramenta inestimável para a preservação da história da web e para a pesquisa

Deixe um comentário

− 1 = 1